quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cervejarias usam marcas especiais para manter vendas no inverno




As famosas campanhas com lindas mulheres, geralmente vestindo pouca roupa, ficaram um pouco de lado. Longe do verão, as grandes cervejarias nacionais apostam nas cervejas premium e em rótulos sazonais para aumentarem as vendas nos meses mais frios do ano, quando costumam ter queda de cerca de 30%.

A Heineken, por exemplo, voltou a fabricar a cerveja escura Kaiser Bock. A cerveja do tipo bock, de coloração avermelhada, tem um teor alcoólico mais elevado do que as cervejas comumente consumidas no país (do tipo pilsen).
Durante o inverno, a empresa irá distribuir mantas para os clientes em alguns pontos de venda. "A Kaiser Bock é uma cerveja que traz valor para todas as nossas marcas de cerveja. Por ser uma receita puro malte, ela é uma cerveja que ajuda na transformação que buscamos para a Kaiser", diz a diretora de marcas mainstream da Heineken, Mariana Stanisci.
Já o Grupo Petrópolis, dono de marcas como Itaipava e Crystal, aposta no consumo de cervejas premium, “pois são mais amargas e combinam com petiscos como queijos, por exemplo”.  
Entre as marcas premium do grupo, a grande aposta é na marca alemã Weltenburger. Segundo o grupo Petrópolis, é considerada a cerveja de mosteiro mais antiga do mundo.

Oportunidade para experimentar novos rótulos

Segundo especialistas, o inverno é uma boa época para experimentar cervejas "diferentes" da que a maioria está acostumado.
“A questão principal é de como o teu corpo está receptivo para aromas e sabores. No verão, o corpo pede aromas e sabores cítricos. No inverno, o corpo aceita bebida com mais corpo e mais alcoólicas”, afirma o sommelier de cervejas do blog Mestre Cervejeiro, Daniel Wolff.
Para Wolff, alguns tipos de cerveja mais indicadas para beber no inverno são a weissbock, doppelbock e dubbel, por exemplo.
Aliar o consumo de cervejas com a gastronomia é o segredo de restaurante que apostam na bebida como carro-chefe para os negócios. Em São Paulo, o Empório Alto de Pinheiros possui mais de 300 rótulos da bebida.
“As cervejas tradicionais continuam saindo bem, mas o inverno é uma oportunidade para degustar cervejas mais complexas. Apesar de não termos um inverno tão rigoroso no país, o público prefere variar mais a cerveja nessa época do ano”, diz o proprietário do Empório Alto de Pinheiros, Paulo Almeida.

Credito Materia: Matheus Lombardi

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