As famosas campanhas com lindas mulheres, geralmente vestindo pouca roupa, ficaram um pouco de lado. Longe do verão, as grandes cervejarias nacionais apostam nas cervejas premium e em rótulos sazonais para aumentarem as vendas nos meses mais frios do ano, quando costumam ter queda de cerca de 30%.
A Heineken, por exemplo, voltou a fabricar a cerveja escura Kaiser Bock. A cerveja do tipo bock, de coloração avermelhada, tem um teor alcoólico mais elevado do que as cervejas comumente consumidas no país (do tipo pilsen).
Durante o inverno, a empresa irá distribuir mantas para os clientes em alguns pontos de venda. "A Kaiser Bock é uma cerveja que traz valor para todas as nossas marcas de cerveja. Por ser uma receita puro malte, ela é uma cerveja que ajuda na transformação que buscamos para a Kaiser", diz a diretora de marcas mainstream da Heineken, Mariana Stanisci.
Já o Grupo Petrópolis, dono de marcas como Itaipava e Crystal, aposta no consumo de cervejas premium, “pois são mais amargas e combinam com petiscos como queijos, por exemplo”.
Entre as marcas premium do grupo, a grande aposta é na marca alemã Weltenburger. Segundo o grupo Petrópolis, é considerada a cerveja de mosteiro mais antiga do mundo.
Oportunidade para experimentar novos rótulos
Segundo especialistas, o inverno é uma boa época para experimentar cervejas "diferentes" da que a maioria está acostumado.
“A questão principal é de como o teu corpo está receptivo para aromas e sabores. No verão, o corpo pede aromas e sabores cítricos. No inverno, o corpo aceita bebida com mais corpo e mais alcoólicas”, afirma o sommelier de cervejas do blog Mestre Cervejeiro, Daniel Wolff.
Para Wolff, alguns tipos de cerveja mais indicadas para beber no inverno são a weissbock, doppelbock e dubbel, por exemplo.
Aliar o consumo de cervejas com a gastronomia é o segredo de restaurante que apostam na bebida como carro-chefe para os negócios. Em São Paulo, o Empório Alto de Pinheiros possui mais de 300 rótulos da bebida.
“As cervejas tradicionais continuam saindo bem, mas o inverno é uma oportunidade para degustar cervejas mais complexas. Apesar de não termos um inverno tão rigoroso no país, o público prefere variar mais a cerveja nessa época do ano”, diz o proprietário do Empório Alto de Pinheiros, Paulo Almeida.
Credito Materia: Matheus Lombardi
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